quinta-feira, 2 de abril de 2009

Baixo nível

Infelizmente, após menos de um mês de existência, é com inegável tristeza que constatamos que será impossível atingir os propósitos a que inicialmente nos propúnhamos: elevar o nível do debate e engrandecer o nome de Olhão.

Esta impossibilidade deriva, e disto não há a mínima réstia de dúvida, da acção de certos indivíduos que, desprovidos de qualquer sentido de civismo, se dedicam a vexar, a fazer os outros, aqueles que realmente trabalham, passar vergonhas.

É assim que através de constantes atoardas, de vis insinuações, de mal urdidas cabalas, de vãs e ocas teorias da conspiração mais não fazem senão sujar e conspurcar o nome de Olhão.

Não há notícia sobre Olhão na comunicação social que esta ínfima plebe não comente, maculando o nome da nossa bonita cidade e daqueles que por ela trabalham.

É indesmentível que Olhão tem evoluído, e era propósito deste blog dar a conhecer a forma positiva como a nossa cidade é retratada pela comunicação social deste país. Pois ao contrário do que se diz e do que essa canalha quer fazer crer, Olhão não é notícia apenas por más razões.

Não, antes pelo contrário! A comunicação social, como também os milhares de turistas que nos visitam e que apoiam a sua opinião em factos e na experiência, não deixam de exaltar e elogiar a forma como a nossa urbe se tem desenvolvido nos últimos anos.

É um exemplo não apenas a nível nacional, mas até mesmo a nível internacional: esta realidade é visível nas diversas reportagens sobre Olhão em meios de comunicação internacionais, mas sobretudo na opinião dos milhares de turistas estrangeiros que nos visitam, muitos dos quais escolhem por cá ficar, seja de forma permanente, seja através da aquisição de uma moradia de férias.

Era este o nosso propósito. Mas desde o primeiro post aqui publicado, essa viperina ralé, esse aleivoso cancro que consome a nossa cidade e não a deixa progredir, aqui se instalou, destilando o seu veneno, as suas infâmias e calunas.

É com imensa inquietação que vemos como todos os posts que aqui colocamos são comentados de forma selvática, rude, grosseira; em suma, mal-educada, sem qualquer civismo. É um procedimento que não nos devia espantar mas que, contudo, deixa em nós, que iniciámos este blog desprovidos de qualquer interesse pessoal, uma enorme mágoa e uma inarrável angústia.

Porque para este refugo social, gente que não sabendo construir apenas destrói o que os outros fazem, não existe baixo nível que não seja possível baixar. Vejam os comentários aqui deixados, como procedem estes inimigos do progresso de Olhão, através de mentiras, insinuações, de ofensas descaradas, não apenas à honra daqueles que trabalham em prol de Olhão, mas tentando também sujar a dignidade das suas famílias, dos seus amigos, daqueles que os rodeiam. Constatem.

Fica mais do que provado que Olhão necessita, urgentemente, de desenvolver mais trabalho e de mais investimento nas áreas da cultura e da educação. Não é admissível que os Olhanenses não se saibam exprimir, que não saibam escrever e que, esta escumalha, ande por aí a fazer a apologia da má educação, da má língua, do analfabetismo, porque é disso que se trata; não de um qualquer dialecto - e isso, qualquer bom estudioso vos dirá -, mas sim de analfabetismo puro.

Tal como noutro tempo, outro senhor falava no "orgulhosamente sós", estes senhores falam-nos agora no "orgulhosamente analfabetos", pois é só através desta dicotomia, desta aporia nós-eles, que essa gente consegue, através da miséria, disseminar a sua ideologia, impor as suas ideias e atingir os seus interesses.

Mérito ao Presidente Francisco Leal e a todos aqueles que com ele trabalham: é difícil trabalhar e manter o ânimo perante tamanha ignomínia. A verdade é que os cães ladram e a caravana passa, por mais raivosos que sejam o cães.

O povo, quem realmente tem o poder de decidir, tem sabido distinguir o trigo do joio, não se deixando iludir por estas mentiras, mas constatando o trabalho que tem sido desenvolvido em prol de todos, pois não é possível tapar o sol com uma peneira.

A realidade, aquilo que realmente existe, é indesmentível. Nada podemos contra essa usura, por muito que queiramos reescrever e reinterpretar esse tempo em função dos nossos interesses e ideologias.

A obra está iniciada. O progresso e o desenvolvimento iniciaram uma marcha imparável sobre Olhão, e nem nada nem ninguém conseguirão deter essa marcha.

Por muito que queiram, a pobreza, o Olhão dos pés descalços e dos orgulhosamente pobres e mal educados será, muito em breve, uma distante e infausta realidade. Algo que recordamos com tristeza, mas que não queremos que regresse. Pelo menos não todos de nós.


8 comentários:

Unknown disse...

Sendo de vossa querença arvorar o nível do debate, urge da vossa parte as respostas ao exegese constituído anteriormente, um bom exemplo para o inauguro de um cortês debate, ainda não obtendo nenhuma resposta de vossa parte, mas sim um ataque, repetidamente, e num benigno desígnio, confio numa resposta educada e sem erros no vosso português, pois urge o conhecimento de quem por Olhão defende e pelos Olhanenses protege, não do que os jornais irradiam, mas sim do que é consumado na nossa Formosa cidade.

"Se me permitem, sou detentor de uma incerteza, Droga e Detidos está bem escrito?
Parece que o número está a engrandecer.
Os proprietários deste Blog aparam apelidar progresso?

Mais uma dúvida, quando pronunciam de Estoi e Luz de Tavira, estão a equiparar cidade com cidade? Ou aldeia com aldeia?

Se toleram a interrogação, quem estima de conservar as suas origens, de Olhão, e empregar um dialecto Olhanense, não poderá entrar neste blog? Deu-me a entender que é criticado e até excluído.

Mais uma insignificante suposição, não quererão vossas nobrezas impingir um português perfeito pela obrigação de participar num Olhão 5 Estrelas?"

Atitude em Espera.

Sempre Leal disse...

Tanta palavra para só dizer ... bem, não disse nada, como sempre.

Querença = vontade? NÃO!

Urge da vossa parte das respostas? NÃO!

Ao exegese? Exegese é um substantivo feminino por isso... NÃO!

É melhor nem continuar. Aprenda o significado e o género das palavras antes de as empregar.
E já agora, ao abrigo do investimento que a Câmara Municipal de Olhão vai efectuar na educação, peça um dicionário, uma gramática e um prontuário de língua portuguesa. Com um pouco de sorte até lhe pagam um Magalhães, para aprender a utilizar a Internet, essa maravilha dos tempos modernos.

Ou então, tal como no Monopólio, vá directamente à fonte do conhecimento, à escola primária. Sabe, o ensino não é o mesmo de há 40 ou 50 anos atrás.

Por último, esse discurso cheio de salamaleques e palavras hieroglíficas talvez resulte no Jornal do Olhanense - que eu muito estimo, aliás - mas convenhamos, não é propriamente a mesma coisa nem o público-alvo é o mesmo.

Ze de Pechão disse...

Peço desde já desculpa por qualquer erro de ortografia ou de sintaxe, mas o facto de eu nunca ter andado a escola em Portugal, não deve ser impeditivo de eu poder exprimir a minha opinião pessoal.
Caro J.P, para elevar o debate há que respeitar, quem de si tem opinião diferente, e observar as regras da boa educação, respondendo nomeadamente aquilo que lhe é perguntado em vez de se esquivar as respostas ofendendo as pessoas que querem simplesmente ser esclarecidas.
Se o nível dos comentários deste blog desceu isso deve-se principalmente a si, que está mais interessado em monólogos do que em diálogos.
Por isso se acha que quem lhe faz perguntas está a sabotar o seu trabalho e a denegrir a reputação da sua querida cidade de Olhão, atire-se ao mar e diga que o empurrarem.

Unknown disse...

E já agora, ao abrigo do investimento que a Câmara Municipal de Olhão vai efectuar na educação, peça um dicionário, uma gramática e um prontuário de língua portuguesa.
- Creio que sim, as Bibliotecas das Escolas Primárias de Olhão urgem de livros.

Com um pouco de sorte até lhe pagam um Magalhães, para aprender a utilizar a Internet, essa maravilha dos tempos modernos.
- Agora sei onde assimilei a cometer erros, o meu autêntico agradecimento.

Por último, esse discurso cheio de salamaleques e palavras hieroglíficas talvez resulte no Jornal do Olhanense - que eu muito estimo, aliás - mas convenhamos, não é propriamente a mesma coisa nem o público-alvo é o mesmo.
- Então qual é o seu publico Alvo?


Um agradável discurso da sua parte mas a escassez de resposta perdura…

Ze de Pechão disse...

Peço desde já desculpa por qualquer erro de ortografia ou de sintaxe, mas o facto de eu nunca ter andado a escola em Portugal, não deve ser impeditivo de eu poder exprimir a minha opinião pessoal.
Lendo o "Olhão.Vivo" agenda municipal de Olhão para Abril 09, dê com esta pérolas na pagina 22 no cabeçalho "MÊ MENINE E O TÊ PAI?"
eu que até sou tecnicamente falando analfabeto compreendi logo que se devia traduzir aquilo por " Meu menino e o teu pai?" mas seguindo o raciocino do amigo J.P. não consigo entender como é que a CMO pode patrocinar uma peça como esta que é um autentico atentado á nobre língua de Camões.
Mais á frente na página 35 vejo isto no cabeçalho "Krakes de rua" mais uma vez percebi logo que devia ler "Craques de rua"
Amigo J.P você não ficou com urticária quando se deparou com estes erros crassos numa publicação editado pela CMO com o beneplácito do seu grande ídolo Chico Leal?
Já agora que vinho aqui mais uma vez comentar será que o senhor por obséquio me pode dizer algo acerca de tal escada?
Agradeço desde já a sua boa vontade.

Ze de Pechão disse...

Peço desde já desculpa por qualquer erro de ortografia ou de sintaxe, mas o facto de eu nunca ter andado a escola em Portugal, não deve ser impeditivo de eu poder exprimir a minha opinião pessoal.
O Dono deste blog parece que já não tem argumentos,para responder as questões que lhe são postas.
Eu gostaria muito de saber qual é a opinião dele acerca destes dois comentarios que copiei do "Olhão livre"


R.Madeira disse...
há meses atrás foi a estação da caca, que fica junto à praça do peixe que deu o berro .andaram mais de 10 camions que servem para a limpenza de fossas durante 2 dias a passear a merda,que tiravam de 3 ou 4 sitios para a estação da caca ao pé dos estaleiros.
a merda devia era rebentar nas instalalções da CMO no largo sebastião joaquim mestre,podia ser que viessem esses camiões e levassem a merda toda daqueles autarcas merdosos.
que falam em turismo mas que não se lembram, que os turistas ,não gostam do cheiro a merda que olhão tem.

6 de Abril de 2009 21:13


Floripes disse...
a ser verdade que a estação elevatória de bias colapsou,a quem pedir as responsabilides por mais este crime ambiental?
ao que sei as obras ainda não têm 5 anos e devem ter garantias?
mas quem vai ser responsabilizado? concerteza que nimguém aliás como acontece diáriamente no T na Marina,de olhão, na ribeira ao pé do macdonalds,na horta da CMO,na docapesca de olhão,e em tantos casos que os esgotos descarregam para a ria sem tratamento.
eles falam falam em defesa do ambiente mas nada fazem para o defenderem.
Não é verdade srºengenheiro,F.Leal?

6 de Abril de 2009 21:35

Ze de Pechão disse...

Porqueé que este Post foi apagado???????

kr0ss disse...

Lá pcasa que um gá na sabe escrever, na quer dzer na saiba das falcatruas q esse marafado do Leal faz!